sexta-feira, 23 de novembro de 2007

DÚVIDAS, MÁXIMAS E REFLEXÕES DE SARJA AKHMANI, REPÓRTER IRANIANO IV


*Do Provincianismo português:

Depois de muito calcorrear a pé o vosso Reino rectângular, arquitectei uma tipologia do vosso provincianismo. A título de exemplo, irei relatar-vos algumas conversas que ouvi nas mais variadas e distantes terreolas do vosso território imperial:


a) Na vossa Província, ainda existem três grandes tipos de provincianismo:

1º Tipo: um provincianismo de ressentimento que brota de um intenso e injustificado complexo de inferioridade em relação a Lisboa. Este género de mentalidade é típico dos vossos régulos locais e da sua respectiva classe social.

Eis uma conversa que ouvi a dois caciques locais:

--Ó Mendes, que me dizes a isto?

--Quê? Não vês que estou ocupado a enviar cheques-galinha aos nossos eleitores?

--Caga lá nesses frangos depenados que passam o tempo todo a votar na gente. Tenho uma proposta indecente a fazer-te: que tal irmos a Lisboa visitar umas meninas muito simpáticas que trabalham no Elefante Branco?

--Não vou!

--Anda daí. Vais ver que não te vai faltar nada.

--Não vou, porque os elefantes nascidos em Lisboa julgam-se superiores aos nossos.


2º Tipo: um provincianismo patrioteiro que admira tudo o que é estrangeiro mas que, ao contrário do vosso provincianismo lisboeta, não o idolatra. Esta forma de pensar é típica de uma certa classe média baixa.

Eis uma conversa que ouvi a dois rapazolas num bar:

--Eh pá, arranjei agora uma alemã de se lhe tirar o chapéu!

--Ai sim? Conta, conta! A gaja é boa?

--Boa? Tás parvo ou fazes-te? A gaja é um avião! Não queiras tu saber…

--Que tal é a gaja nas aterragens?

--Pá, ela aterra com a mesma facilidade com que descola da pista. Aquilo é material de primeira, que é que tu julgas?

--Não gosto da Lufthansa, prefiro a TAP.


3ºTipo: um provincianismo de bairro que brota de uma profunda baixa auto-estima e desemboca muitas vezes num bairrismo parvalhão e bacoco. Esta “concepção do mundo” é característica da pequena burguesia e, curiosamente, de uma certa classe média alta.

Aqui vai uma conversa que ouvi a dois velhotes:

--A nossa terra é a maióri!

--É sim senhôri!

--O nosso clúbi é o maióri!

--E sim senhôri!

--O pádri da nossa igreja é o mais rico de Portugáli!

--É sim senhôri!

--As nossos campos são as mais bonitos de Portugáli!

--São sim senhôri!

--A tua mulher tem um furúnculo na nádega esquerda que é o mais bonito melhóri di Portugáli!

-- É sim senhôri!


No que toca a Lisboa, deparei-me com dois tipos de provincianismo:

1ºTipo: um provincianismo de poder relativamente à Província, que encerra dois matizes básicos, a saber:

1º Subtipo: a Província ainda é muito antiquada e é um lugar perfeito para passar férias ou ter uma casa de campo que se pode e deve ostentar junto dos amigos. Este modelo de provincianismo, no qual me incluiria se fosse português, é característico de uma certa classe média que imigrou para a capital do vosso Reino há uma ou duas duas gerações.

Eis uma conversa entre dois rastas da Moita:

--Pá, e foi então que o gajo começou a mandar vir comigo….

--Que foi que ele te disse?

--Eh pá, o gajo não abriu a boca, mas tal atitude obrigou-me a manifestar o meu vivo repúdio por tudo o que o gajo parecia que ia dizer mas não disse, não te parece que fiz bem?

--Fizeste bem. E o gajo?

--O gajo acenava que sim com a cabeça, como se pretendesse mandar-me àquela parte, tás a perceber?

--Que é que uma coisa tem a ver com a outra?

-- Não tem nada a ver, mas podia ter tido a ver. Repara, o gajo era da Província e com esses gajos todo o cuidado é pouco.

--Mas que foi que ele te disse?

--Nada, o gajo não disse nada. Mas podia ter dito.

--E tu? Que foi que lhe disseste?

--Pá, foi então que me lembrei daquele episódio d`Os Lusíadas, o do Gigante Amesterdão.

--O Gigante Adamastor, queres tu dizer

--Sim, o do Gigante Amesterdão. Pá, assim que comecei a declamar o episódio, o gajo, que só por ser da Província era muito ignorante, foi-se logo embora…E foi assim que me livrei de uma discussão que podia ter acabado mal, muito mal.

--…Que podia ter começado mal, queres tu dizer…

--Sim, pá, que podia ter acabado mal, muito mal…



2º Subtipo: a Província mudou muito, está mais desenvolvida, mas nós é que somos a Capital e não lhes devemos ceder os nossos pergaminhos. Este tipo de tacanhez é característico de uma certa classe média-alta lisboeta que já perdeu a sua oriundez provinciana e se assume como uma espécie de “aristocracia”


2º Tipo: um provincianismo de submissão parva ao estrangeiro. Este género de provincianismo, característico das vossas “classes dirigentes”, nutre um desprezo total pelo vosso país real, e tem o condão de fazer figuras tristíssimas num mero contacto com alguém de fora.


Esta conversa entre dois lisboetas ilustra grosso modo o tipo e o subtipo anteriores:

--Padre Ambrósio, a Povíncia é muito atrasada, não é?

--Quem me chama? Quem me vê?

--Sou eu, o Alípio Figueira, o seu acólito, padre Ambrósio.

--Dize, meu filho, dize.

--A Povíncia é muito atrasada, não é?

--Dize, meu filho, dize.

--Nós somos muito aristocratas, padre Ambrósio, não é verdade?

-- Dize, meu filho, dize.

-- Padre Ambrósio, as pessoas da Província cheiram todas mal dos pés, não é verdade? E isso é o máximo, não é?

--Cheiram, meu filho, ui se cheiram! Sim, isso é o máximo!

--Padre Ambrósio, é na nossa classe social que é recrutada a elite dirigente, não é verdade?

-- Cheira, meu filho, ui se cheira mal dos pés!

-- Padre Ambrósio, é a nossa classe social que fornece os imbecis que ocupam cargos em Lisboa que não servem para nada, não é verdade?

Eis senão quando se aproxima um estrangeiro qualquer:

--Can you speak English?

--Oh yes, yes, yes, yes yes yessssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

--How may we help you, Sir?

--Pá, cocem-me as costas, nowwwwww!

--Oh yes, yesssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss yes,sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

--Pá, cocem-me aí quelque choseeeeeeeeeee…

Sim! oui! oui! oui! ouiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

--Caramba, tu és mais que nós! Tu és estrangeeeeeiro!

--Sinhe, suou um gaijo de Nanterre nascido no Puerto, carago!



Sarja Akhmani, repórter iraniano

18 comentários:

sombra e luz disse...

sérgio... diz-me... aquilo é mesmo uma mosca...não é?... que pérola!...

soltou-se a barragem dos textos dentro deste teu blog?...jorra vida... fico contente por ti...
agora dá-me tempo, preciso ler...depois te comentarei.
(que loucura!...;)

Sérgio A. Correia disse...

Lima

Obrigado pelo teu comentário:) Na realidade, toda esta loucura, mais do que uma mera questão idiossincrática, releva da influência muito assídua de três grandes nomes: 1) Groucho Marx, nomeadamente o autor das "Memórias de um Pinga-amor"; 2) Buster Keaton; 3) Monthy Python

Beijocas:)

Pedro Rodrigues de Sousa disse...

Apesar destes textos serem exactamente os mesmos que colocas em http://cresceiemultiplicai-vos.blogspot.com/ só gosto de ler estes! Não sei parece-me uma forma de provicnianismo do 2.º tipo! O que me dizes, Doutor Sarja?

transmontano do sul e ilhas

sombra e luz disse...

sérgio...quanto mais leio e apreendo os teus textos mais gosto deles...manda mais...;)

Sérgio A. Correia disse...

Gracias, Lima amiga!:) Vai aparecer uma nova personagem --a mosca Lizandra Suzuki, a tal que anda por aí a passear pelo blogue--que vai relatar ao Sarja coisas nunca antes vistas entre o céu e a terra...:)

Jocas

Sérgio A. Correia disse...

Lima...

Acredita, o Sarja não sou eu...O Sarja é mesmo uma personagem que construí...Para alguma coisa serviram uns aninhos de representação teatral e de leituras assíduas de um gajo que adoro e que dá pelo nome de Stanislavsky...

Saulus Lupus Lunae disse...

Falta-te o Lisboeta da província que abomina tudo o que é provinciano e consegue ser mais parolo do que os parolos mesmo parolos. Esses, normalmente, também adoram tudo o que é estrangeiro e adoptam as tendências da moda internacional meia dúzia de anos depois desta ter sido ultrapassada no local de origem...
Verdadeiros mimos

sombra e luz disse...

sarja...sérgio... eu sei!...

o sarja é meu primo da Linha e conta-me tudo...;)
jinho

Sérgio A. Correia disse...

Saulus

Tens toda a razão: escapou-me esse.Paciência! Fica para a próxima.

sombra e luz disse...

olha...vou-te empanzinar os resultados da sondagem porque me dá imenso gozo imaginar-te a reportoriar para uma assembleia de anarquistas libertários...:)

além disso gosto de ter a sensação que ajo sobre a realidade... e se a tua sondagem vale alguma coisa, então, que seja por isso...

a terra inteira sem governo...unida, e a favor da vida, enfim!...

Desculpa;)

Sérgio A. Correia disse...

Fazes muito bem!:) Aliás, fiz as coisas modo que tanto dá votar como não, pois no fundo vai tudo dar ao mesmo. Obrigado pela tua simpática presença. Jocas.

Anónimo disse...

Concluindo, o provincianismo e a bacoquice estão tão espalhados que, já tinham direito a ser representados, oficialmente, na Assembleia da República. Uma simples Comissão, servia (para começar)

Sérgio A. Correia disse...

Eles "andem" por aí....

sombra e luz disse...

(a cada novo anarquista libertário que se vai juntando à tua volta... bebendo as tuas sábias endiebradas e orientadoras palavras... o mundo pula e avança....beijinhos sarja...(e não faças beicinho... escreve!...:))

Sérgio A. Correia disse...

Lima:

Agradeço imenso as tuas palavras, pois têm o condão de me libertar do anarquismo libertário que me oprime...Jocas

Sarja

Que foi que esse tal de Sarja andou para aí a dizer? Por favor, não lhe dês importância, qe eu tb não!

Beijinhos

Sérgio

sombra e luz disse...

não sejas racista...nem preconceituoso...
eu adoro o sarja...acho-o genuinamente ele próprio... uma raridade nos dias uniformizados e parametrizados que correm... deixa-o viver... aprende-se muito sobre a humanidade com ele... talvez devesses até prestar-lhe mais atenção... o rapaz é brilhante... mesmo atrás dos fartos bigodes...
Bjs

Sérgio A. Correia disse...

Obrigado! Joquinhas!:)

sombra e luz disse...

feliz natal...
para ti também...
beijinhos...;)